Blog

Por: MB Treinamentos em 10/06/2016

3 palavras determinantes no sucesso do seu e-mail

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa. 61% dos e-commerces obtêm até 20% de seu faturamento com e-mails. Essa estratégia é 40 vezes mais eficaz que as mídias sociais, costuma levar 3 vezes menos tempo para converter e o valor da compra chega a ser 17% maior. Não é à toa: 92% dos usuários na internet têm pelo menos uma conta de e-mail.

Mas mesmo com um potencial gigantesco, o e-mail marketing costuma ser mal feito e facilmente se transforma em um indesejável spam. No Brasil, 35% dos e-mails não são entregues, sendo que a média mundial é de 25%. Isso significa que o brasileiro não sabe fazer boas campanhas de e-mail.

Então, como fazer para criar uma campanha de sucesso com e-mail marketing? São 3 palavras que podem definir se sua campanha funcionará ou não.

Seu e-mail deve ser ÚTIL

 

Seu e-mail pode ajudar seu cliente ou lead. Se ele ver você e sua empresa como alguém disposto a ser útil, as chances de ele te receber bem são muito maiores. Você vende produtos de cozinha? Que tal uma série de e-mails com dicas de culinária? Trabalha com calçados? Seja proativo e envie só itens do número que seu cliente calça. É um consultor financeiro? Mande uma planilha que ele poderá usar para se organizar.

 

Quando você vai além de apenas divulgar seu serviço, você percebe que seu cliente tem dores e desejos como qualquer um. Ouça essas dores e apresente soluções. Não importa se você vende produtos ou serviços, é muito mais fácil o cliente associar sua marca com coisas boas se seus e-mails forem realmente úteis. Dessa forma, você deixa de enviar mera publicidade, mas entrega pequenos tesouros na caixa de entrada das pessoas.

 

Seu e-mail deve ser PONTUAL

 

Evite mandar um catálogo com todos os 150 itens da última coleção. Na internet, as coisas são dinâmicas e seu contato certamente tem coisas mais interessantes para fazer do que ler seu e-mail com mais de 600 palavras. Vá direto ao ponto. Não coloque muito texto ou tente quebra-lo em tópicos fáceis de ler. Se for apresentar seus produtos, selecione os melhores, não mostre todos. Seja econômico até mesmo no título do e-mail: mais do que 70 caracteres é demais.

 

Você deve escolher um ponto específico e focar nele naquele e-mail. Você pode dar uma dica de estilo para usar cachecóis no inverno, então os produtos listados devem ser principalmente cachecóis, por mais que sua gama de produtos vá muito além disso. Com e-mails mais curtos, a leitura é mais rápida e a mensagem é captada mais rapidamente.

 

Seu e-mail deve ser INTERESSANTE

 

Ser interessante é prender a atenção de alguém. É muito ruim conversar com uma pessoa que não está achando a conversa interessante. Por isso, traga assuntos que são realmente interessantes para seu público. Se você é uma agência de viagens querendo promover excursões, mostre como aquele destino é legal. Você pode usar imagens chamativas, artigos de blog, vídeos ou o que mais for útil.

É muito fácil achar que seu público se interessa por determinado assunto, mas você pode estar enganado. Tente sempre prestar atenção em como cada e-mail gera reações e ouça o que as pessoas têm a dizer. Mande mensagens que se encaixem na realidade dessas pessoas, e não empurre algo que você acha que seria legal. Isso só é possível se você estiver aberto à experimentação e consciente de que o feedback dos clientes é importante.

Sempre envie e-mails úteis, pontuais e interessantes. Antes de começar qualquer disparo se pergunte se a campanha atende a esses 3 requisitos fundamentais. Se você não conseguir encaixar seus e-mails nesses itens, certamente será muito mais difícil conseguir resultados satisfatórios. São três simples itens para você sair da média e se destacar na caixa de entrada de seus clientes.

Por Wiliam Koester, professor da MB Treinamentos

 

QUER ENVIAR E-MAILS COMO UM PROFISSIONAL? CONHEÇA NOSSO CURSO DE E-MAIL MARKETING

© 2016 - MB Treinamentos e Comércio Ltda - CNPJ 23.236.584/0001-02 - Av. Bepe Rosa, 3750 - Sala 103, Centro II / Brusque SC