Blog

Por: MB Treinamentos em 05/16/2017

5 motivos para não comprar listas de e-mail marketing

Uma das coisas mais comuns no mercado de marketing digital é nos depararmos com listas de e-mails pagas. E a tentação é grande. Bases prontas com milhares de e-mails esperando pelo disparo de sua mensagem. Muitos me perguntam “será que vale a pena?” e muitos me dizem, “já trabalhei com e-mail marketing e nunca tive resultados”.

 

Quem afirma isso não sabe que o e-mail é 40 vezes mais eficaz que as mídias sociais, com taxas de conversão 3 vezes maiores e um ticket médio 17% maior. Quem disse isso? A McKinsey, uma das maiores consultorias de negócios do mundo 

 

Então, como que gestores país afora enviam suas “campanhas” de e-mail marketing sem resultado algum?

 

O impacto de sua lista de e-mails nos seus resultados

A verdade é que e-mails indesejáveis são muito ruins por dois motivos. Se por um lado atrapalham a vida do usuário que já tem pouco tempo para ler seus e-mails, por outro queima a reputação da empresa que perde a oportunidade de manter um contato útil com seu público.

 

E quando você compra uma lista de e-mails, você invariavelmente estará enviando mensagens indesejáveis. O famoso “spam” normalmente é o vilão que sabota suas possibilidades de sucesso com o e-mail marketing. E há diversas razões para você evitar essa prática.

 

1) Péssimos resultados em métricas importantes de e-mail marketing

 

Listas compradas têm sabidamente menores taxas de abertura, de clique e conversão. Ou seja, menos pessoas abrirão seus e-mails. E das poucas que abrirem, menos ainda clicarão nos links enviados. Se pouca gente entrar no seu site, as chances de um e-mail resultar numa venda ou em um lead são escassas.

 

Se você pensar por um instante como o receptor dessa mensagem, você verá que faz sentido. Por que abrir e clicar em um e-mail de uma empresa que eu nunca ouvi falar?

 

Além disso, essa prática aumenta as taxas de rejeição. As chances de você enviar e-mails para contatos que não existem aumentam e você corre outro risco...

 

2) Diminuição da reputação do servidor de envio

 

Se você manda muitos e-mails para contatos que não existem, se seus e-mails forem muito marcados como spam ou se suas taxas de abertura forem muito baixas, o seu servidor de envio corre o risco de entrar em uma “lista negra” de spam. O mesmo vale para seu domínio.

 

Isso significa que os servidores de e-mail vão ver suas mensagens futuras e automaticamente pensar: “aquele cara chato está enviando mensagens de novo, vou mandar direto para a caixa de spam”.

 

3) Desperdício de trabalho

 

Comprando listas, você está prejudicando sua própria reputação e colocando em risco a entregabilidade inclusive de mensagens importantes que venham do seu domínio como mensagens de acompanhamento de compra, por exemplo.

 

Já pensou conseguir um lead complicado e e-mails importantes como uma proposta de serviço irem direto para a caixa de spam? Todo o trabalho que você tem criando e enviando e-mails vai direto para o lixo.

 

4) Prejudica sua marca

 

Por falar em reputação, dependendo do grau de intromissão, você pode causar sérios danos à imagem de sua marca. O primeiro ponto de contato de um possível novo cliente é um e-mail que ele não quer receber? Essa não é uma boa primeira impressão. Além disso, reclamações de seus clientes por mensagens indesejadas podem fazer com que eles não optem por comprar novamente de você.

 

5) É ilegal

 

Mas, se depois desses motivos todos você ainda não se convenceu, além de ser antiético, e-mails indesejáveis podem ser considerados um crime previsto pelo Código Penal. A legislação considera que informações pessoais foram repassadas sem autorização e caso a pessoa sinta-se lesada, ela pode entrar com uma ação, por mais que seja incomum, gerando uma punição.

 

Alternativa

 

Se você chegou aqui e está se perguntando “ok, mas para quem eu mando meus e-mails então?”, peço que leve em consideração o que é mais interessante para seu cliente. Você pode começar enviando e-mails para contatos que já fizeram negócios com você e ir expandindo com novos contatos adquiridos do site ou de outras fontes mais amigáveis.

 

Sim, dependendo do seu tamanho, você pode ir de uma lista de milhares de contatos para poucas centenas. Mas esses poucos têm muito mais potencial para lhe gerar resultados úteis. Como qualquer ação de marketing, é importante colocar os interesses de seu público em primeiro lugar. Que e-mails eles gostariam de receber? Que tipo de mensagem faria com que ele me desse sua atenção? Quando essa troca for justa e não forçada, você começará a obter excelentes resultados com o e-mail marketing.

 

QUER ENVIAR E-MAILS COMO UM PROFISSIONAL? CONHEÇA NOSSO CURSO DE E-MAIL MARKETING

© 2016 - MB Treinamentos e Comércio Ltda - CNPJ 23.236.584/0001-02 - Av. Bepe Rosa, 3750 - Sala 103, Centro II / Brusque SC