Blog

Por: MB Treinamentos em 10/16/2017

Black Friday: não deixe o despreparo afetar seu e-commerce

A Black Friday para muitas pessoas é sinônimo de oportunidade para comprar aquele produto que esperavam há algum tempo ou para adiantar as compras de Natal com bons descontos. A tradição é originária dos Estados Unidos que aproveita o feriado após o Dia de Ação de Graças na última sexta-feira de novembro e movimenta milhões de compras em diversos lugares do mundo, principalmente pela internet.

 

Os varejistas aproveitam a data para fazer liquidações agressivas, se livrar do estoque antigo e, assim, ter um bom giro antes das festividades de final de ano. Com isso, os descontos costumam ser os melhores do ano todo. Mas ao mesmo tempo, o aumento da demanda pode ser um desafio para os gestores que correm o risco de desapontar seus consumidores.

 

Os números da Black Friday

No Brasil, em 2016, as vendas online na Black Friday somaram R$ 1,9 bilhão de acordo com informações do Ebit, um aumento de 17% em relação ao ano anterior. Em apenas 24 horas, foram feitos 2,23 milhões de pedidos no varejo virtual brasileiro com um valor médio de R$ 653,00. Para 2017, especialistas também esperam que os números cresçam. Desde que começou a ser adotada no Brasil, a data tem seus números aumentando ano após ano mesmo num cenário de crise.

 

“Mesmo com o varejo em geral encolhendo, o número de novos consumidores online cresce todos os anos, e assim as vendas online continuam crescendo anualmente”, explica Ana Letícia Deolindo, especialista em estratégia de e-commerce da Híbrido e professora da MB Treinamentos. “Na Black Friday não é diferente, com novos consumidores online temos novas oportunidades para vender mais”.

 

Planejamento e organização é fundamental para a data

Com uma concorrência mais presente, o planejamento e a organização são fundamentais para o sucesso da Black Friday. “O mercado de e-commerce no Brasil vem evoluindo muito, especialmente devido à maturidade de algumas lojas e ao aumento da concorrência”, reforça Ana, “são inúmeros erros que podem ser cometidos, desde as ofertas até a logística após as vendas. O ideal para não errar é ter tudo planejado previamente, pensando em todos os pontos que irão precisar de atenção”.

 

O site Reclame Aqui, especializado em registrar reclamações de consumidores insatisfeitos, registrou ano passado 2.912 reclamações na Black Friday. Muitas empresas usam a data de uma forma negativa, fazendo propaganda enganosa, maquiando preços para parecerem mais atrativos do que de fato são ou com divergências de preços.

 

Entretanto, 12% das queixas registradas no Reclame Aqui são relacionadas a problemas para finalizar suas compras e 8% por indisponibilidade de produtos. Maicon Bosio, coordenador da MB, explica que a falta de preparo é um dos maiores problemas das lojas online. “Ano passado muitas lojas começaram a se preocupar com suas promoções de Black Friday muito em cima da hora. A gente viu artes malfeitas, promoções com produtos que não tinham estoque suficiente para a demanda... Esse tipo de experiência não é válida e algumas empresas podem acreditar que o Black Friday não é interessante simplesmente por não terem aproveitado da melhor forma possível”

 

A Black Friday é, sem dúvidas, uma data comercial de alta relevância para o varejo online, superior a qualquer outra e que merece ainda mais atenção para dar bons resultados. Foi pensando nisso que a MB está organizando um evento especial de preparação para a Black Friday. Clique aqui e confira a programação.

 

Evento Preparação para a Black Friday em Brusque

© 2016 - MB Treinamentos e Comércio Ltda - CNPJ 23.236.584/0001-02 - Av. Bepe Rosa, 3750 - Sala 103, Centro II / Brusque SC