Blog

Por: MB Treinamentos em 06/01/2016

Check-in: Importância Para Seu Comércio Local

A internet aproximou as pessoas e as mídias sociais são as novas praças. Se antes a indicação de um bom comércio era feita por amigos em conversas presenciais, hoje o marketing boca-a-boca é feito com check-ins, marcando amigos em posts de empresas, compartilhando informações de páginas, blogs e sites.

As ferramentas de anúncios estão cada vez mais caras e precisamos aproveitar ao máximo o alcance orgânico. Quando um cliente chega ao seu estabelecimento e faz um check-in, ele está de certa forma promovendo nossa empresa para todos os seus amigos.

Quando esse post foi originalmente publicado anos atrás, o check-in estava em alta, com ampla popularidade em diversas redes como o Facebook. Hoje, ele já não é mais tão popular, mas sua essência nunca foi tão importante! Por isso atualizamos esse post para conversar um pouco sobre as vantagens desse recurso.

Use o check-in a seu favor

A curiosidade move as mídias sociais, desde sempre. Isso é visível, por exemplo, quando vemos um amigo fazendo check-in num lugar diferente - bares, restaurantes, lojas, shoppings, museus, viagens, lugares e opções de entretenimento - logo queremos abrir o post e dar aquela conferida onde seu amigo está.

O check-in funciona como uma espécie de validação social. Quando você vê várias pessoas marcando aquele local de interesse, mais do que o lugar PARECER bom, as pessoas estão ATESTANDO sua qualidade. Como a gente costuma comentar no curso de Marketing Digital ou de Mídias Sociais, a validação social tem grande força na sua presença digital.

Se a sua empresa ou marca é sinalizada no check-in de clientes, é um sinal positivo de que o cliente está disposto a dizer onde está e que isso é importante para ele.

Ah! E é importante lembrar que o check-in tem mais relevância para empresas locais. Por exemplo, se você tiver uma estrutura física, uma loja, um restaurante ou outro tipo de estabelecimento. Mas marcas também podem usar o check-in como uma estratégia, veja mais a seguir.

Mas... Como o check-in funciona hoje?

No Facebook, você ainda pode escolher a opção check-in quando for fazer uma publicação. Na prática você escolhe um local e compartilha com seus seguidores.

Print de uma publicação no Facebook Exemplo de opções de publicação no Facebook. O check-in é uma delas

 

Já no Instagram, não é possível fazer um check-in propriamente dito. Mas dá para marcar uma localização nas suas postagens! Isso tem um efeito parecido, já que mostra para os seguidores onde a foto foi tirada e permite que os interessados possam ver mais sobre o local em questão.

Print de uma publicação no Instagram Logo abaixo do nome do usuário é exibido o local em que a foto foi marcada

 

Além das duas grandes redes sociais, o Google também incorporou uma espécie de check-in automático. Quem usa seus serviços (como o Android, ou o app do Google Maps no celular) automaticamente informa sua localização. Isso não é público, mas ajuda o Google a gerar gráficos como o de horário de pico que é exibido junto aos resultados de busca por uma empresa local.

Horários de pico nos resultados do Google Esse gráfico é gerado automaticamente com informações dos usuários

 

Conseguindo mais check-ins

Sempre é recomendável incentivar o check-in. Afinal, se você quer que o público fale de você, é importante dar um empurrãozinho, não? Você pode elaborar campanhas e promoções para isso. Separamos alguns exemplos.

Fidelizando clientes

Se seu estabelecimento recebe muitos clientes, uma maneira interessante de aumentar a fidelidade do público é recompensar aqueles mais assíduos nos check-ins. Você pode oferecer descontos ou brindes para os clientes que mais te visitaram no último mês, por exemplo.

Crie ambientes "compartilháveis"

Os restaurantes já sacaram há muito tempo. Todo prato de comida hoje tem que ser bonito na foto para que mais pessoas compartilhem e divulguem nas redes sociais. Mas além da comida bonita, os ambientes também podem ser explorados esteticamente. Uma parede verde pode servir de fundo para aquela selfie perfeita, ou uma arquitetura elegante pode dar tons intimistas à foto. Tudo vale para que a pessoa sinta vontade de marcar onde está.

Convide o cliente a compartilhar

Seja num cartaz no caixa ou uma plaquinha na entrada, convide o cliente a compartilhar que está aí ou a deixar uma avaliação do seu estabelecimento. Não custa dar uma incentivada, não é mesmo?

Brindes por check-ins

É comum que marcas usem uma estratégia de sampling ou de brindes para conquistar novos clientes durante eventos como feiras, festivais ou festas. Uma opção é pedir para marcar a sua marca em uma postagem ou com um check-in em troca do brinde. É uma forma de aumentar ainda mais o engajamento e a repercussão pode ser mais poderosa que um investimento em mídia.

E o check-in em troca do Wi-Fi?

Essa prática ficou tão comum que simplesmente não vale mais a pena! Muitos estabelecimentos, ao invés de dar a senha do Wi-Fi, obrigam o cliente a fazer um check-in. Isso é ruim por várias razões:

  • O cliente não quer fazer aquele check-in. Por isso, a postagem não será autêntica e pode ter pouco resultado.
  • Além disso, o cliente pode ficar aborrecido com essa obrigatoriedade.
  • Muita gente já sacou que dá pra burlar isso fazendo um check-in compartilhado de forma privado.
  • Se você impede ele de acessar a internet, as chances dele fazer uma postagem espontânea diminuem.

Como permitir que as pessoas façam check-in no meu negócio?

Se você tem uma fan page no Facebook, é importante se certificar de que a opção de check-in está ativada para o público. Para isso, você deve configurar seu endereço físico. Siga o passo a passo a seguir.

Primeiro, você precisa editar as categorias de sua página.

  • Clique em Sobre na lateral esquerda da Página.
  • Clique em Editar ao lado de Categoria.
  • Digite até 3 categorias e selecione uma opção na lista suspensa exibida.
  • Certifique-se de incluir a opção NEGÓCIOS LOCAIS como uma categoria.
  • Clique em Salvar.

Depois disso, você precisa configurar um endereço local.

  • Clique em Sobre, na lateral esquerda da Página
  • Clique em Editar informações da Página
  • Ao lado de Endereço, clique para marcar a caixa ao lado de Tem um endereço físico e insira o endereço do seu negócio
  • Clique abaixo do mapa para marcar a caixa ao lado de Clientes que visitam minha empresa no endereço físico (desmarcar essa caixa ocultará seu endereço físico e check-ins)
  • Clique em Salvar alterações

***

Não esqueça de considerar os check-ins em suas estratégias de marketing digital e mídias sociais! Lembre-se de incentivar o check-in e recompense avaliações sinceras.

 

// Esse post for originalmente publicado em julho de 2016 e revisado em outubro de 2018.

© 2016 - MB Treinamentos e Comércio Ltda - CNPJ 23.236.584/0001-02 - Av. Bepe Rosa, 3750 - Sala 103, Centro II / Brusque SC