Blog

Por: MB Treinamentos em 07/05/2018

Como mensurar seus resultados com URLs personalizadas?

Analisar os resultados das ações que você executa no marketing digital é uma etapa fundamental de qualquer planejamento. Se você sabe quais meios performam melhor, fica muito mais fácil redirecionar sua energia para o que realmente importa, além de fornecer subsídios para decisões mais conscientes e com menos risco.

E para mensurar resultados, uma das ferramentas mais importantes para constar no repertório de qualquer profissional que atua no digital, sem dúvidas é o Google Analytics. Com ela é possível medir acessos em seu site, quanto tempo seu público fica lá e de onde esse público vem.

SAIBA MAIS: Curso de Google Ads na MB

Mas muitas vezes, as informações de aquisição não são muito precisas. Você até sabe que X pessoas vieram parar no seu site vindo de “facebook.com”, mas quantas dessas pessoas clicaram no seu anúncio e quantas clicaram no link do seu site em sua fan page? E os acessos vindos da sua lista de transmissão do WhatsApp? E se você contratar um digital influencer para difundir sua marca, é possível saber quantos acessos e compras vieram diretamente dele?

Todas essas informações podem ser rastreadas usando parâmetros de URL. E é muito simples configurar! Com as dicas desse post você vai poder criar URLs especiais totalmente rastreáveis para enviar para qualquer meio.

Link rastreável

Um link normalmente tem essa estrutura:

www.seusite.com.br

Mas é possível adicionar parâmetros especiais ao final do link usando um ? logo após do link. Por exemplo:

www.seusite.com.br?utm_source=marketing

Nesse caso, adicionamos um parâmetro chamado “utm_source” identificado como “marketing”. Parâmetros servem para muitas coisas em uma URL, mas esse em específico informa o Google Analytics que a origem do link (source) é “marketing”. A pessoa entra no site e absolutamente nada muda para ela, mas para você será possível rastrear todo o acesso, quanto tempo ela ficou online, quantas e quais páginas visitou e até se efetuou a compra ou não. Se você acessar o Analytics em Aquisição > Todo o Tráfego > Origem/Mídia, você poderá visualizar todos os acessos vindos da origem “marketing”.

Como montar um link rastreado?

Você não precisa escrever manualmente os parâmetros na sua URL toda vez que quiser rastrear um link. Existem formas mais práticas de personalizar seu link.

A principal delas é através do Construtor de URL de Campanha do próprio Google. Nesse site, você preenche os campos e no final tem a URL prontinha para usar.

Vamos entender campo a campo como usar a ferramenta.

Dica: Para não ter problemas, evite preencher esse campo com acentos, espaços, maiúsculas e caracteres especiais. “Ação de Marketing”, por exemplo, deve ser escrita como “acao-de-marketing”.

Website URL (URL do site)

Digite ou cole aqui o link original da página que você quer rastrear.

Campaign Source (origem da campanha)

Onde você vai colocar esse link? Use esse campo pra especificar a ação de marketing onde você vai usar o link. Pode ser “newsletter” para seus e-mails semanais ou “whatsapp” para uma ação no WhatsApp. Se você vai colocar em outro site, pode incluir o domínio, como “facebook.com” ou “siteparceiro.com.br”.

Campaign Medium (mídia da campanha)

Aqui você especifica a mídia na qual a campanha está inserida. Recomendamos bastante seguir o mesmo padrão de nomes que o próprio Analytics usa:

“social” para links em mídias sociais

“referral” para links de referência, que vêm de outros sites

“display” para banners gráficos no seu ou em outros sites

“cpc” para mídias pagas de custo por clique

“email” para campanhas de e-mail marketing

Se você tiver alguma outra mídia que não se encaixe nos canais listados, você pode usar outro termo, mas lembre-se de sempre usar o mesmo termo para a mesma mídia.

Campaign Name (nome da campanha)

Se essa ação faz parte de uma campanha maior como uma promoção de inverno ou um lançamento de produto, você pode colocar aqui um nome para agrupar links de diferentes ações dentro de uma mesma campanha.

Campaign Term (termo de campanha)

Essa opção serve mais ao Google AdWords. Ela descreve qual palavra-chave foi usada em um anúncio patrocinado.

Campaign Content (conteúdo de campanha)

Esse item você pode preencher se quiser diferenciar dois links com o mesmo conteúdo. Suponha que você tenha um e-mail marketing com um banner e logo abaixo um botão. Ao clicar em qualquer um dos dois, o usuário vai para a mesma página e todos os campos acima serão iguais. Mas você pode diferenciá-los usando o Content “banner” e “botao", por exemplo.

Você pode preencher apenas os campos mais importantes para você, mas recomendamos preencher pelo menos origem e mídia. Ao final, você tem a URL prontinha para copiar. Você também pode clicar em “Convert URL to Short Link” para ter automaticamente uma versão encurtada do link, ótimo para ficar mais amigável no Twitter ou no WhatsApp.

Além do site oficial, você também pode usar uma extensão para o Chrome, deixando tudo ainda mais fácil. Com ela instalada no seu navegador, basta acessar a página que você quer rastrear, clicar no ícone da extensão, preencher os campos e clicar em “Copy URL” para copiar! Também é possível salvar templates se você costuma usar sempre uma mesma configuração.

Exemplos práticos de uso

Organizamos algumas ideias de usos práticos dessas URLs personalizadas para suas ações de marketing.

E-mail Marketing

As melhores plataformas de e-mail marketing já criam esses parâmetros automaticamente quando você adiciona um link. Mas mesmo que você mande um e-mail pelo Gmail, você pode personalizar o link para rastrear sua efetividade.

Listas de transmissão no WhatsApp

Se você tem uma lista de transmissão com seus clientes e quer informar sobre suas últimas promoções, você pode enviar um link rastreado para identificar se alguém realizou a compra diretamente do WhatsApp.

Ações com Influenciadores

Quando planejar uma campanha com influenciadores, tenha certeza de que eles estão usando o link rastreado na hora da divulgação. Assim você sabe exatamente se a campanha deu resultado. É até possível planejar uma remuneração com base em comissões se a compra veio da URL rastreada.

Blog

Você tem um blog no seu site e eventualmente seus posts mencionam seus produtos? Você pode usar links rastreados para saber se sua compra veio de um leitor do blog. Inclusive, se você reparar, todos os links desse post estão rastreados ?

Ebooks ou catálogos em PDF

Quando você cria um material rico em PDF para distribuição online, seja ele um ebook ou um catálogo com seus últimos produtos, é possível inserir links rastreados para identificar se alguém clicou nesses links.

SAIBA MAIS: Curso de Marketing Digital para Negócios Locais na MB

SAIBA MAIS: Curso de Mídias Sociais na MB

Concluindo

Se você quer medir os resultados de todo o esforço que teve para desenvolver suas ações de marketing, usar links personalizados é fundamental. Preste atenção no uso dos parâmetros e depois que já estiver bem implementado, você vai poder mensurar e comparar ações e campanhas de maneira muito mais profissional e certeira.

Tem mais algum caso de uso para suas URLs? Ficou com dúvidas sobre como implementar? Comenta aí!

© 2019 - MB Treinamentos e Comércio Ltda - CNPJ 23.236.584/0001-02 - Av. Bepe Rosa, 3750 - Sala 103, Centro II / Brusque SC - 88354-006