Blog

Por: Wiliam Koester em 12/05/2019

Como pedir para sua empresa investir em um curso?

Em momentos de instabilidade econômica, o mercado tem alguns desafios. De um lado, profissionais têm dificuldade de se colocar no mercado de trabalho e se posicionar. Por outro, as empresas precisam aumentar a produtividade e se diferenciar da concorrência, com profissionais qualificados e estratégias inovadoras.

Sabendo disso, mais e mais empresas estão optando por desenvolver elas mesmas a formação de seus profissionais, investindo em suas carreiras e consequentemente criando seus próprios talentos. Já é comum ver empresas que adotam no seu programa de benefícios um subsídio para a participação em diferentes tipos de cursos, especializações, eventos etc.

Mas se sua empresa ainda não oferece esse tipo de benefício e você quer investir no seu conhecimento, organizamos uma série de dicas que podem te ajudar a conseguir uma ajudinha.

Conheça como a empresa lida com cursos para os funcionários

Você já viu algum colega que fez algum curso apoiado pela empresa? Sabe se essa é uma prática que já existe? Tente avaliar como esses casos aconteceram. É válido conversar com o Recursos Humanos para saber se já há alguma política estabelecida e como proceder.

Defina um plano de aprendizagem

É importante ter um objetivo bem definido: o que você espera aprender? Em que você espera melhorar? O curso/evento vai ajudar você a resolver quais problemas? Esse conteúdo faz sentido com o seu trabalho? E com as necessidades da empresa?

Saber as respostas para essas perguntas é um ótimo ponto de partida para alinhar suas expectativas. E é válido fazer isso antes mesmo de começar a procurar por um curso. Se o curso estiver bem alinhado ao seu plano, as chances de sua empresa ver valor no investimento aumentam.

Mostre que você tem foco e vontade de se desenvolver. Além disso, deixe claro que a empresa faz parte dos seus objetivos.

Também pesquise bem! Veja se o conteúdo do curso realmente serve para aquilo que você está pensando. Saiba quanto vai custar, que dia será, quem são os professores... Fica feio se você for apresentar essa ideia para seu chefe e não souber responder essas questões.

VEJA TAMBÉM: Curso de Construção de Carreira Criativa

Justifique o investimento

Lembre-se que sua empresa estará investindo dinheiro do caixa dela em algo. Faz sentido ela investir no seu curso ao invés de qualquer outra coisa?

No fundo essa é a pergunta que você precisa ser capaz de responder. Organize de maneira clara todas as razões que te fazer querer fazer esse curso e também como isso vai ajudar a empresa. Ser claro e objetivo é algo bem valorizado aqui.

Também é muito importante ter sensibilidade para saber qual é a situação da empresa. Se ela estiver em um mal momento, ela pode estar menos receptiva a esse tipo de investimento. Nesse caso, pense em como seu curso pode contribuir para uma melhora na situação.

Compare com outras empresas e concorrentes

É válido citar empresas e concorrentes que seu chefe conheça como referências. Se elas investem ou investiram nos conteúdos que você procura e tiveram resultados, as chances de sua ideia ter credibilidade aumentam. O senso de risco da concorrência se destacar e a prova de eficácia são argumentos poderosos.

Planeje como aplicar (e multiplicar) o conhecimento

Às vezes é difícil aplicar logo de cara o que você aprendeu. Por isso pense bem em como fixar o conteúdo. Uma técnica muito interessante é tirar um momento para “ensinar” seus colegas o que você aprendeu no curso. Isso te ajuda a compreender melhor e ainda compartilha as informações com a equipe.

Formalize seu pedido

É legal deixar seu pedido formalizado através de um e-mail por exemplo. Assim não fica aquela conversa informal que não leva a lugar nenhum.

Para ajudar você, montamos um modelo que pode inspirar você:

 

Olá, [seu/sua chefe]

Venho pensando em como melhorar o meu trabalho e a produtividade da equipe aqui na [empresa].

Pesquisando por conteúdos que pudessem ajudar a gente a melhorar em [descreva um ponto importante que seu curso pode ajudar], encontrei um curso que parece atender bem a essa necessidade.

É o curso [nome do curso] que aborda temas como:

  • [tópico 1]
  • [tópico 2]
  • [tópico 3]

Ele acontece em [dia do curso], no [local] e custa [preço]. Dá uma olhada nas informações: [link do curso]

Eu tenho muita vontade saber mais sobre o assunto e gostaria de saber se a [empresa] poderia me ajudar com o investimento. Acredito que esse investimento será transformador para a minha formação e, consequentemente, para as minhas responsabilidades aqui dentro da empresa. Depois, inclusive, posso compartilhar tudo com a equipe.

Podemos conversar sobre o assunto?

 

 

Por fim, vale lembrar que você não tem nada a perder. No máximo, você ganha um “não” do seu gestor. Se for o caso, fique atento às justificativas e as leve em consideração na próxima vez que tentar.

Não deixe de investir em conhecimento, pois esse desenvolvimento é essencial tanto para você quanto para sua empresa. Esperamos que você consiga esse suporte para sua carreira com sucesso e que essas dicas ajudem você.

MB Treinamentos e Comércio Ltda - CNPJ 23.236.584/0001-02 - Av. Bepe Rosa, 3750 - Sala 103, Centro II / Brusque SC - 88354-006