Blog

Por: MB Treinamentos em 05/07/2018

Como usar a TV aberta para bombar seu e-commerce?

Quando falamos de estratégias de marketing digital, mídias sociais ou outras ações para gerar vendas num e-commerce, mídias tradicionais como a TV aberta dificilmente passam pela nossa cabeça. Mas mesmo uma pequena loja pode tirar proveito dessas mídias para bombar suas vendas.

 

Hoje iniciou mais um desafio no programa Ana Maria Braga, "Fecha a Conta" onde participantes do Brasil farão todos os dias pizzas diversas para agradar os jurados. E aí você pensa: como isso pode ser útil?

 

Esse programa é um dos campeões de merchandising e product placement (produtos inseridos por marcas dentro dos programas de TV, nas decorações ou para uso dos participantes).

 

Falando um pouco sobre o programa, logo nas primeiras cenas, os participantes foram no mercadinho escolher seus produtos para criarem suas pizzas. Ali o programa faz questão de mostrar os produtos escolhidos e qualquer e-commerce que vende produtos gourmet ou delicatessens podem aproveitar: queijos finos, vinhos, azeites especiais, temperos, farinhas específicas, produtos orgânicos, embutidos e produtos especiais para fazer pizzas.

 

Na segunda etapa, os participantes foram montar suas pizzas. E nessas cenas, olhe bem e perceba a quantidade de produtos de cozinha utilizados: frigideiras, panelas, espátulas, facas, afiadores, cooktops, utensílios, batedeiras para massas, bancadas, formas de pizza, faqueiros estilo cepos, potes herméticos e vários tipos de formatos de bowls. Além de lógico, fornos industriais que pode interessar também a indústria B2B.

 

Na terceira etapa, foi a hora de servir os jurados e aí vem as coisas de servir a mesa: pedras de servir, sousplats, pratos diferenciados, guardanapos e copos para água.

 

Dá para perceber como um único programa consegue movimentar uma grande diversidade de segmentos de lojas virtuais.

 

Estratégias de conteúdo para e-commerce

 

Primeiramente se você vende esses produtos ou se encaixa nesses segmentos, você poderia fazer:

 

Além das estratégias descritas, você pode usar algumas ferramentas para ajudar no seu planejamento de conteúdo para seu e-commerce.

 

Seguir a hashtag do programa no Instagram

 

No Instagram, pesquise a hashtag oficial do programa, ou alguma hashtag relacionada, e clique em seguir. Assim você fica por dentro de todas as postagens que usuários fizerem sobre o assunto.

 

Acompanhar a hashtag do programa no Twitter

 

 

Assim você fica sabendo de tudo o que estão falando do programa e pode pegar algum gancho de comentário para ajudar a bombar sua criatividade. Note que eles entraram para os tópicos mais comentados durante o programa, sinal de que muita gente estava falando sobre o assunto e lendo sobre o assunto.

 

 

Pesquise a evolução de busca por produtos no Google Trends do dia

 

Hoje, por exemplo, houveram dois picos de pesquisa durante o programa usando a palavra "panceta", que foi o produto surpresa que o programa obrigou os participantes a usarem na pizza. Isso significa que muita gente pesquisou no Google por esse assunto. Sabendo disso, você pode decidir melhor sobre quais produtos você deveria anunciar.

 

Usei aqui esse exemplo, mas existem inúmeros outros programas passando na TV ou em outras mídias tradicionais que se relacionam com diferentes assuntos e segmentos. Existem programas específicos em design, arquitetura, tecnologia, cervejas e bebidas, beleza, acessórios para carros, casamento, saúde e até mesmo o vestuário, se você pensar no figurino de apresentadores ou atores e atrizes. Todos os programas são anunciados com antecedência e você pode se programar para acompanhar, mas é importante estar atento ao que acontece e interessa seu público para ir no vácuo do que está bombando e vender mais.

 

Aproveite as dicas e bora lá.

© 2016 - MB Treinamentos e Comércio Ltda - CNPJ 23.236.584/0001-02 - Av. Bepe Rosa, 3750 - Sala 103, Centro II / Brusque SC