Blog

Por: MB Treinamentos em 11/01/2016

Dúvidas ao criar textos para seus anúncios? A gente te ajuda :)

A missão de um anúncio é atrair o leitor, de modo que ele vai olhar para a propaganda e começar a lê-la e, depois, interessá-lo, de modo que ele vai continuar a lê-la e, depois, para convencê-lo, de modo que quando ele leu ele vai acreditar. Se um anúncio contém estas três qualidades de sucesso, é um anúncio de sucesso (Elias St. Elmo Lewis).

Sabemos o quanto é difícil termos tempo para elaborar anúncios eficazes, mas é essencial fazermos uso de todas as dicas, técnicas e truques possíveis na hora de comunicar. Pensando nisso, vamos apresentar uma técnica de texto muito conhecida no meio publicitário chamada AIDA - Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

A AIDA é como um funil, canaliza sentimentos dos clientes por meio de cada estágio de comunicação e o leva à concretização de uma ação/venda.

O-QUE-É-AIDA.

Então todos os anúncios do marketing digital, seja para posts do Facebook ou Instagram, como para E-commerce, Newsletter, Google Adwords entre outros, podemos se apropriar desta técnica e ter bons resultados.

A - Atenção: chamar a atenção dos clientes que você quer.
I - Interesse: despertar interesse a partir de soluções e benefícios que você oferece.
D - Desejo: Intensificar o desejo de ter a solução/benefício.
A - Ação: Pedir para que façam uma ação.

Como-Criar-uma-Chamada-à-Ação-Efetiva-–-Parte-1-0

Não necessariamente é preciso ter isso tudo diretamente no texto. Você pode chamar a atenção com a imagem do anúncio, despertar interesse com um vídeo, despertar desejo com depoimentos de clientes satisfeitos, e pedir ação através dos botões com link como: comprar agora, reservar, solicite orçamento, fale conosco e diversos outros. Uma coisa complementa a outra.

O primeiro desafio é chamar a atenção. Isso pode ser feito oferecendo um desconto, oferecendo algo gratuito, um slogan atraente, um problema a ser solucionado ou beneficio que ele pode obter. O principal objetivo é fazê-lo perceber a oferta. Por isso, usufrua das cores, tamanho dos caracteres e posições dos elementos na página ou post. Deixe as cores fortes e contrastantes e a posição de destaque somente para aquilo que realmente for importante que o cliente perceba. O título do anúncio, por sua vez, tem muita relevância, pois é a partir dele que o cliente será atraído. Se você tiver dificuldades na criação de títulos, essa ferramenta pode te ajudar: Maquina de Títulos. (http://www.maquinadetitulos.com.br/) Divirta-se (risos).

Quem não lembra da propaganda da Bombril e suas 1001 utilizades? //focado em vantagens. Quem não lembra da propaganda da Bombril e suas 1001 utilizades? //focado em vantagens.

Agora, para garantir a atenção, você precisa destacar as vantagens (que é o que realmente interessa) do produto/serviço. Essas informações devem mostrar ao visitante que sua empresa tem algo que ele procura, que vale a pena parar para prestar atenção no restante do anúncio. Você tem que dar certeza que sabe qual é o problema e que tem a solução. Uma boa maneira é evidenciar questões/frustrações que você tem. Exemplo: "Você quer continuar desperdiçando o dinheiro da sua empresa? Oferecemos novas técnicas de otimização de custos que farão sua empresa ter mais lucros".

O desejo é ponto decisivo de compra. Você pode utilizar de depoimentos, por vídeo, textos, engajamentos de clientes satisfeitos com o produto para dar garantia e seguridade. Neste ponto as informações são analisadas com mais detalhes e o cliente de fato observa se sua oferta é capaz de atender suas necessidades.

Call-to-Action-Button-Examples

Finalize seu anúncio pedindo uma ação do cliente como: Ligue, compre, assine, baixe, esses são mais alguns exemplos de call-to-action (chamada para ação). Algumas dicas: Dar um bônus; Facilitar os processos de compra, variedades de opções, faixa de preços diferentes, formas de pagamentos diferentes; Citação de um impacto positivo ao comprar agora: comprando agora você leva de brinde... solicitando agora você ganha 30% de desconto, e por aí vai; Dê segurança, avisando que se caso não gostar o produto/serviço ele pode ter seu dinheiro de volta.

É possível criar várias opções para botar uma "pressão" e converter a venda.

É preciso que você saiba que a credibilidade é que viabiliza tudo. Se seu cliente não acredita no que você prometeu, seus esforços nunca se materializarão em vendas. Seja verdadeiro e demonstre segurança.

Nos veremos em breve,

Maicon Bosio

© 2016 - MB Treinamentos e Comércio Ltda - CNPJ 23.236.584/0001-02 - Av. Bepe Rosa, 3750 - Sala 103, Centro II / Brusque SC