Como você que tem uma marca ou uma rede de lojas de moda de pequeno e médio porte faz para concorrer com grandes magazines?
Como atrair o cliente até a sua loja quando os e-commerces estão crescendo cada vez mais?
Hoje vamos falar um pouco sobre um assunto que está deixando muitos lojistas de cabelo em pé e sem saber para onde vão. O crescimento do mercado online e o futuro do varejo de moda em lojas físicas e shoppings.
As mudanças atuais no varejo de moda
O mercado online vem sofrendo uma explosão, de novas lojas e investimentos. Segundo o Ebit os setores de perfumaria e moda são os maiores em números de pedidos online. E não só grandes marcas já possuem suas lojas virtuais como as pequenas e experimentais baseiam suas vendas online, pois os custos iniciais são menores que uma loja física, além de uma abrangência muito maior de clientes em potencial.
Nos EUA, o Instagram já está testando uma novidade que vai mexer ainda mais com esse mercado. Comprar produtos sem sair do aplicativo. E não estou falando da sacolinha de compras, mas sim a compra diretamente pelo app, como um marketplace: você deixa seu cartão de crédito salvo no Instagram e clica em comprar direto da foto. Por isso, prepare-se para uma mudança gigante na forma como consumimos.
// GUIA MB: Como ter um e-commerce?
Com isso, rede de lojas, shoppings e revendedores estão sofrendo para atrair cliente até suas lojas físicas. Com tonta facilidade, como comprar direto do seu celular sem precisar sair da cama, e receber na porta da sua casa, é muito mais difícil fazer seu cliente sair de casa, pegar um transporte, ir até o seu ponto de venda, achar estacionamento, escolher, provar, trocar, etc. (Ufa!)
Então qual o segredo e o que grandes marcas estão apostando para reverter essa situação?
A resposta é EXPERIÊNCIA.
Você já deve ter ouvido o slogan:
“Você tem seu estilo de comprar. A Renner tem todos!”
Este é um ótimo exemplo de marca oferecendo ao cliente canais diversificados de compra. Seja no ponto de venda físico para quem quer uma experiencia completa, seja no ambiente online para quem preza a total comodidade de uma compra pelo e-commerce.
Como os canais de venda estão mudando, é importante entender que a loja física cada vez mais se torna só uma etapa para o varejo de moda como um todo.
Então a loja pode ser um chamariz, se houver uma experiência clara que o cliente pode explorar.
As experiências na hora de comprar importam
Apenas oferecendo uma Experiencia de Consumo é que você vai fazer o seu cliente vir até sua loja. Cada vez mais, nós buscamos um significado do porquê consumir algo. E levando isso em consideração, sua marca tem a possibilidade de construir conexões. Ou seja, seu cliente irá comprar de você apenas enquanto sua marca fizer sentido no seu lifestyle e conversar com ele de uma forma que o faça ser entendido. Como se o que você desenvolvesse fosse pensando exatamente nele.
E isso não quer dizer apenas roupa, mas sim em toda experiencia que ele vai viver em contato com a sua marca, seja na entrada da loja, no layout, nas cores, no cheiro, na música que está tocando e até mesmo (diria até principalmente) no jeito de falar dos atendentes. Isso tudo é percebido antes mesmo de ele consumir o seu produto.
Com uma experiência cheia de fatores sensoriais a decisão na hora da compra se torna muito mais emocional do que por impulso. Dessa forma, com certeza, sua marca será lembrada por muito tempo na cabeça do seu consumidor. E ele inclusive fará questão de tirar o pijama e sair de casa para ir até o seu ponto de venda viver tudo o que sua marca oferece.
Falamos um pouco mais sobre o assunto no nosso IGTV, confere aí:
Que tal então juntar toda sua equipe e transformar sua marca numa experiência de compra? Conta para a gente nos comentários o que você está fazendo na sua loja que vamos adorar saber. Até mais.
// QUER SABER MAIS? Confira nossos cursos de Visual Merchandising