Blog

Por: MB Treinamentos em 03/09/2018

Influenciadores: conheça essa estratégia de marketing digital

É raro, hoje, encontrar uma marca que não dê valor a mídias sociais. Praticamente qualquer empresa tem um perfil no Facebook, no Instagram e um site próprio. Mas estar presente na Internet também tem se revelado difícil. Decidir o que escrever diariamente em seus posts é um desafio e crescer a base de seguidores com qualidade é de tirar o sono de qualquer gestor de marketing.

 

Não é à toa que o marketing com influenciadores digitais é uma das áreas que mais chama a atenção no mercado de marketing digital.

 

Marketing com Influenciadores

Os chamados influenciadores (ou digital influencers, blogueiros, instagramers, etc.) são pessoas que entenderam tão bem como as mídias sociais funcionam que o conteúdo que elas produzem chama a atenção de milhares de seguidores.

 

Existem diversos tipos de influenciadores digitais, mas é interessante notar como eles possuem relevância e autoridade junto ao nicho em que atuam. Um blogueiro de moda pode influenciar as decisões de estilo do público que se identifica com ele. Um youtuber de viagens pode inspirar os destinos daqueles mais viajantes. De gastronomia a games, de tecnologia a cultura pop, os temas são diversos e as possibilidades também.

 

O conteúdo que esses influenciadores produzem costuma ser muito acima da média de conteúdo produzido. E isso gera muito mais engajamento. Uma das maiores pesquisas sobre o tema no Brasil mostrou que apenas 2% dos influenciadores representam 54% de todas as interações nas redes sociais (curtidas, comentários, visualizações, etc.). Isso significa que mais da metade da relevância das mídias sociais está concentrada nas mãos dessas poucas personalidades.

 

Mas como uma marca pode aproveitar esse poder de influência? O segredo está justamente no conteúdo.

 

Diferentemente da publicidade de massa em que uma marca contratava uma celebridade para atuar em um comercial, hoje as marcas podem confiar nesses influenciadores digitais para produzir conteúdo que alcance e interesse o público que já está familiarizado com ele. E com a alta relevância, as chances desse público se interessar por você são muito maiores do que qualquer outro investimento em mídia.

 

Empresas investem em influenciadores

 

De acordo com uma pesquisa da Top Rank com a Traackr, 43% das empresas já estão experimentando essa oportunidade de forma ainda rudimentar. E os investimentos têm aumentado ano a ano. Mais da metade dos entrevistados inclusive acredita que marketing com influenciadores estará completamente integrado a todas as atividades de marketing em poucos anos.

 

Grandes marcas nacionais de diferentes segmentos do mercado já estão investindo bastante nesse tipo de estratégia, mas pequenas marcas também podem investir. “Listamos 17 influenciadores para enviar uma camiseta com um recado personalizado. A ação se chamou #MANIFESTO787 e deu super certo” explica Daniela Castellain, uma das fundadoras da 787 Shirts, uma marca de camisetas feministas de Blumenau. “A maioria, se não todos, postaram nas redes sociais e foi aí que a 787 deslanchou e ficou conhecida nacionalmente.”

 

Daniela comenta que todos os meses eles continuam investindo nesse segmento. “Toda vez que alguma influenciadora posta ou somos mencionadas em blogs o acesso dispara, alguns trazem mais seguidores, alguns mais vendas”.

 

Por ser uma área muito recente, o mercado ainda está aprendendo a trabalhar com influenciadores. As dúvidas mais comuns dizem respeito a como contratar, o que exigir do profissional, como identificar quais os influencers mais adequados, como organizar a ação, etc. Foi pensando nisso que criamos um curso dedicado ao marketing com influenciadores.

 

SAIBA MAIS: Curso de Marketing com Influenciadores da MB

 

E aí? Quais influenciadores você segue? Você já trabalhou com algum para promover seu negócio? Comenta aí e compartilhe sua experiência!

© 2016 - MB Treinamentos e Comércio Ltda - CNPJ 23.236.584/0001-02 - Av. Bepe Rosa, 3750 - Sala 103, Centro II / Brusque SC