Blog

Por: Wiliam Koester em 11/28/2018

Legendas no Instagram: como ser interessante?

A piada já vem pronta: bastam alguns minutos navegando no feed do Instagram, para ver fotos de janela do avião, um copo do Starbucks com o nome escrito errado, o clássico “salsichas ou pernas?” e muitas, muitas selfies. Diferenciar-se é um desafio em uma rede social onde as imagens têm tanta importância. Mas se pensar em fotos interessantes já é difícil, fica ainda mais complicado pensar em uma legenda para cada post de seu Instagram.

Inúmeros aplicativos te ajudam a dar um up nas suas fotos, como Facetune, VSCO e Snapseed ou até mesmo para deixar seu feed bonito e organizado, como Feed Master e Instagrid. Você pode, inclusive, usar várias ferramentas para identificar e escolher as melhores hashtags para sua foto.

Mas não há opção para um app que seja capaz de melhorar suas legendas, isso é com você.

Ok, existem sites geradores de legenda para você se inspirar, mas as chances de você cair na mesmice são tremendas.

Algumas legendas são tão cliché que viram memes e piadas internas. O “Noronhe-se” da Bruna Marquezine fez a Internet ir à loucura algumas semanas atrás. No começo do ano, a autora americana Caroline Moss convidou seus seguidores no Twitter para identificar as legendas mais odiadas. Ela escolheu “he put a ring on it!” – referência à música da Beyoncé para dizer que alguém foi pedido em casamento. Nossos professores escolheram algumas como “SEXTOU”, “gratidão” e “corre, ainda dá tempo”.

O desafio de escrever uma legenda é tão grande que, como o The Ringer bem apurou, há toda uma indústria se formando em torno de freelancers, consultores de marca e agências (vale mencionar aí nosso Curso de Instagram Marketing?).

O que funciona nas legendas do Instagram

Os especialistas concordam que qualquer um que diga que sabe 100% do que acontece dentro dos algoritmos do Instagram está mentindo. Inclusive, é muito fácil encontrar fórmulas prontas  por aí.

São afirmações como “o Instagram dá prioridade para posts com legendas longas e únicas” ou “coloque as palavras mais importantes no começo”. Mas sempre é importante se perguntar, será que o Instagram realmente dá mais importância para isso ou é isso que faz com que as pessoas deem importância para sua legenda?

O que sabemos é que o Instagram dá preferência para conteúdos que gerem engajamento, seja curtidas, comentários, cliques no “ler mais” e até mesmo o tempo que o usuário para e olha para a foto – e sua legenda.

Por isso, dedicar um tempinho extra para fazer boas legendas fora do comum pode te ajudar a aumentar seu engajamento.

Como escrever sua legenda

Precisa de legenda?

Antes de qualquer coisa, avalie se sua imagem realmente precisa de uma legenda. Se ela fala por si só, por que perder tempo pensando no que escrever?

Observe sua imagem e se pergunte:

  • Falta alguma informação para que seja possível entender o conteúdo da postagem?
  • Tem algo na imagem que precisa de destaque ou que seja explicado?
  • Posso citar alguma referência ou piada que meu público entenda?

Respondeu sim para alguma delas? Então vale a pena investir na sua redação.

O que você espera do seu público?

Tenha em mente que se você espera algo do seu público, é importante ter isso bem definido. Sua postagem é bem comercial, fala de um produto e pode gerar vendas? Lembre-se de dizer para seu seguidor visitar seu site. Já uma postagem institucional pode gerar conversas se você fizer pergunta e convidar seu público a comentar. Sempre é importante ter um call to action, uma “ordem” dizendo o que fazer para que seu público possa interagir.

Um jeito fácil de lembrar é responder as perguntinhas “o que postar?”, “para que postar?” e “para quem postar?”

Como melhorar suas legendas?

Depois de definir esses primeiros pontos, você pode enriquecer sua legenda para torna-la mais interessante.

Para poder fazer isso é muito importante conhecer seu público. Eles gostam do que? Por que eles te seguem? Quais são suas referências e os assuntos que mais tocam eles?

Ao conhecer o público, você poderá, inclusive, reproduzir sua linguagem e seu jeito de escrever. Não adianta escrever um texto acadêmico e rebuscado e seu público é adolescente, por exemplo. Isso sem falar de regras básicas como evitar erros de português ou digitação, é claro.

Um dos fatores que mais atrapalha na hora de pensar na legenda, talvez seja esquecer para que ela serve no final das contas. A melhor dica talvez seja imaginar que você está do lado do seu amigo quando ele vê sua foto. Que comentário você faria sobre o que ele está vendo? A legenda ilustra, complementa, chama a atenção para algo específico, estende uma piada visual ou acrescenta informação.

Essas são só algumas dicas para quem busca se diferenciar. Enquanto o Instagram não consegue gerar legendas automáticas, ainda fica o desafio de escrever algo interessante.

SAIBA MAIS: Curso de Marketing com Instagram e Instagram para Moda na MB Treinamentos

E não podemos encerrar sem reforçar que cada negócio tem suas particularidades. Uma marca de moda vai escrever legendas completamente diferentes de um prestador de serviços, por exemplo. Entenda o que seu público espera de você, experimente e teste com seu público e sempre se lembre de checar seus resultados.

Até a próxima!

 

© 2019 - MB Treinamentos e Comércio Ltda - CNPJ 23.236.584/0001-02 - Av. Bepe Rosa, 3750 - Sala 103, Centro II / Brusque SC - 88354-006