Blog

Por: MB Treinamentos em 09/18/2018

Mídias Sociais X Marketing Digital: qual é melhor para minha empresa?

Na hora de investir, muitas empresas cometem o erro de não diferenciar corretamente os dois termos: Marketing Digital ou Mídias Sociais? Qual a diferença de um e outro? Qual se adequa mais à realidade de seu negócio?

Pensando nisso, nós montamos esse post para esclarecer um pouco melhor a diferença desses dois itens na sua estratégia. Vamos lá?

Marketing Digital: sua presença na Internet

Quando falamos de marketing digital, estamos falando de diversas estratégias, mas em geral é possível dizer que o marketing digital serve para sua empresa ser encontrada na Internet.

Imagine que você possui uma floricultura. Você vende flores, arranjos e presentes em uma pequena loja no centro de sua cidade. Mesmo sem vender diretamente pela Internet, é importante que seus clientes possam te encontrar, seja para descobrir seu endereço, seu horário de funcionamento ou até mesmo só mandar uma mensagem pedindo um orçamento. Esse contato é uma oportunidade única de atender clientes no momento mais importante da venda: quando eles estão procurando pela solução que você oferece.

Claro que usei uma floricultura como exemplo, mas isso serve para inúmeros negócios, como lojas físicas de bairro, clínicas de estética e saúde, empresas do ramo gastronômico ou de turismo, imobiliárias, supermercados, prestadores de serviços, freelancers, etc.

É importante notar que as ações digitais são absolutamente imprescindíveis para quem vende pela internet. Mas não se limitam a isso. Mesmo uma empresa que só atenda seus clientes fisicamente como um negócio local PRECISA estar presente para se destacar da concorrência e obter importantes oportunidades de negócio.

O marketing digital é um tema bem amplo e pode incluir diversos tópicos, como por exemplo:

  • Ter um site institucional
  • Investir em conteúdo com um blog
  • Trabalhar o SEO para melhorar sua posição nas buscas do Google
  • Enviar e-mails para clientes
  • Investir em mídias como Google Ads ou Facebook Ads
  • Comercializar produtos através de plataformas de e-commerce
  • Conseguir (e exibir) avaliações positivas e depoimentos de clientes
  • Atender e se relacionar através de mensagens online

Todas essas ações fazem parte do Marketing Digital, bem como as tais das Mídias Sociais.

Mídias Sociais: relacionamento, branding e desejo

Ok, sua floricultura já tem um site e seus clientes já chegam até você quando te procuram na Internet, mas como fazer para conseguir clientes que não estão procurando por você? As mídias sociais são uma estratégia importante para se relacionar com as pessoas, para construir a imagem da sua empresa e despertar o desejo de novos clientes.

Por ser um meio social, todo conteúdo que você posta em redes como Facebook ou Instagram recebe interações, pessoas comentam ou curtem e entram em contato com o que você tem a dizer. E como você fala com seu público, você pode fortalecer a imagem e a sua marca. E ainda pode demonstrar soluções de uso, despertando o interesse e a vontade de consumir.

No Instagram, por exemplo, sua floricultura pode mostrar como seus arranjos de presente são bonitos e uma boa solução para presentes de última hora. Incentivar o consumo em datas especiais também é uma opção.

Para lidar com mídias sociais, é muito importante entender as dinâmicas das diferentes plataformas, bem como conhecer ferramentas úteis para gerenciar seu conteúdo.

Marketing Digital ou Mídias Sociais?

Se sua empresa está começando no meio online, é importante focar nos aspectos mais básicos do Marketing Digital, como seu site ou suas informações públicas. Checar como sua empresa é encontrada e como as pessoas podem entrar em contato. Não precisa ser sempre, mas não esqueça de checar se tudo isso está em ordem de vez em quando.

Já se sua empresa está bem posicionada e é encontrada, é legal começar a investir em mídias sociais para fortalecer ainda mais sua presença, produzindo conteúdo com frequência e atendendo seus clientes de maneira mais profunda.

Aqui na MB, temos dois cursos especiais para esses temas:

O Curso de Marketing Digital: Essencial é excelente para negócios locais que precisam começar na internet e não sabem como. Com uma abordagem estratégica mais ampla, são apresentadas diversas ferramentas essenciais para qualquer empresa se colocar na Internet e também para entender quando usar diferentes abordagens. // SAIBA MAIS

Já o Curso de Mídias Sociais conta com dicas específicas para as principais plataformas sociais, seu funcionamento, melhores práticas, ferramentas úteis e como conseguir resultados. // SAIBA MAIS

Praticamente toda empresa pode tirar proveito de todas essas estratégias, dependendo principalmente do momento em que ela se encontra e de sua capacidade para gerenciar esses recursos. De qualquer forma, é importante se perguntar, como a internet pode ajudar seu negócio a crescer?

© 2019 - MB Treinamentos e Comércio Ltda - CNPJ 23.236.584/0001-02 - Av. Bepe Rosa, 3750 - Sala 103, Centro II / Brusque SC - 88354-006