Blog

Por: MB Treinamentos em 02/12/2018

O que as Mídias Sociais mudaram nas empresas?

Olá, tudo bem?

Estou aqui novamente para trocar uma ideia com você fazendo uma pequena análise do quanto as Mídias Sociais melhoraram os diversos setores das empresas: visão, formatos, equipes, custos, diversidade e muito (muito mesmo) conhecimento.

Será que minha empresa também saiu ganhando nessa?

Um rápido comparativo é analisar uma loja física formada por Caixa, Gerente e Vendedores. Que agora foram levados a um upgrade, além das funções anteriores, também são estrategistas de marketing, fotógrafos, redatores publicitários, assessores de imprensa, atendentes on-line, analistas de mídias sociais e analistas de custos de ADS (Anúncios Patrocinados).

#MARKETING

Apesar de ser um tema super antigo e fazer parte da grade curricular de muitas graduações, o marketing sempre foi subentendido pelas empresas como vendas e publicidade. E é aí que muita coisa mudou, as empresas precisaram entender a diferença de quem faz a arte (design gráfico), de quem posta (analista de Mídias Sociais), de quem planeja (Marketing) e de quem vende (Atendimento on-line). Mesmo na contratação externa desses profissionais, houve uma necessidade da empresa saber muito mais a fundo sobre suas estratégias, sobre seu publico-alvo (personas), sobre para quem ele quer vender, quem quer atingir, quais objetivos do dia, da semana, do mês, dos próximos seis meses, do proximo ano. Tivemos aí um ganho, muito mais foco, muito mais interesse de todas as partes em analisar e objetivar crescimento.

#CRIATIVIDADE

Para obter maiores resultados, foi necessário todos os dias uma profunda pesquisa de concorrência, análise de postagens, desenvolver o olhar criativo para o design, para as legendas e para a fotografia.

O Design é que teve maiores ganhos neste setor, sendo que a maioria dos profissionais da área precisaram aprender softwares pesados como os do pacote Adobe para criar as artes para mídias sociais e web (Illustrator, Photoshop, Premiere ou After Effects), como também vários aplicativos para layouts, para formatação de textos, para pesquisa de hashtags, para montagens de fotos, montagens de vídeos, montagens para stories, edição de álbuns... Novos formatos: artes quadradas, retangulares, gifs e vídeos. E decidir em quais Mídias Sociais irá postar: Instagram Feed, Instagram Stories, Instagram Highlights, Fanpage Facebook, Capa Facebook, Evento Facebook, Lista de Transmissão do WhatsApp, Playlists do Spotify, Painéis de produtos no Pinterest, Blog, Site, E-commerce (Nossa cansei só em digitar, imagina planejar material para tudo isso - haja criatividade né?).

A Fotografia, antes privilegiada para poucos, hoje esta na mão de todos. E com muitos truques: filtros, ângulos, foco/desfoque, grade de simetria, pesquisa de referências (Pinterest ajuda muito nessas horas). Tudo isso é uma atividade diária presente em todas as marcas. Não é incrível? Há muito tempo sonhamos com isso (tudo bem, eu sei que a ferramenta esta disponível para todos, mas nem todos realmente curtem fazer fotografias, mas quanto mais melhor, não? Já imaginou hoje em dia viajar com um amigo que não sabe fazer fotos boas? Jamais - Risos.

#COMUNICAÇÃO

Da legenda à assessoria de imprensa, foi uma corrida maluca até acertar como a marca pode se comunicar com seu próprio cliente. Leitura de vários Blogs, leitura de muita tendência, de muita fonte de conteúdo boa, testando, errando, acertando. Geralmente é: tenho uma foto muito boa mas não sei o que escrever. Realidade de todos. Nós já postamos aqui no Blog, sobre dicas de textos (dá uma conferida). Outra dica é: faça parcerias, busque assessores de imprensa, busque influenciadores para dar aquele UP na comunicação da sua marca. O uso de e-mail marketing também é uma ótima opção de relacionamento com o cliente.

#ATENDIMENTO

Seria essa a maior evolução dos tempos modernos? É incrível o que se pode fazer com plataformas gratuitas como Facebook, WhatsApp e Instagram (Frisei aqui o gratuitas, porque as pessoas esquecem que estão trafegando muito atendimento e vendas através de softwares/apps/sites que são gratuitos, não paga nada para usar. Isso sim, ao meu ver é uma evolução). E aí vieram muitas dificuldades: Clientes muito antigos querendo tirar satisfações antigas, gírias que podem ter sentidos diferentes dependendo de que estado estão lendo, forma de escrita que pode parecer rude, textos limpos que podem parecer sem vida - afinal estamos nas mídias sociais e queremos relacionamento. Mas como criar uma linguagem que todos a percebam da mesma forma, mesma entoação? Como fazer com que toda a equipe responda da mesma forma aos questionamentos dos clientes, quais as regras? Padronização da linguagem é o que todos queremos, e sempre em constantes alterações.

As empresas tornaram-se mais poderosas? Sim!

Quanto mais tempo de bom trabalho nas Mídias Sociais, maior ela fica. Maior alcance e engajamento.

Vale tudo para despertar o olhar do cliente? Não!

Ser o mais autentico possível é que despertará o olhar, mas nem tudo são flores. Aposte em coisas que sejam realmente interessantes para ele.

Existe algum manual que posso usar para fazer sempre certinho? Não!

Manual definitivo é para aparelhos eletrônicos como TV e Geladeira. Quando falamos em relacionamento e vendas, precisar ter nossa própria identidade. Não tem certo e errado, e sim o que você oferece e o que o cliente responde.

Agora que vimos este painel, fique atento com seu planejamento de Mídias Sociais e crie maiores objetivos para elas:

  • Mais alcance;
  • Mais engajamento;
  • Melhores fotografias;
  • Hashtags mais interessantes;
  • Legendas modernas;
  • Padronização no atendimento;
  • Fidelização de seguidores;
  • Variações de formatos;
  • Explorar as novas mídias sociais.

Nós postamos dicas todas as semanas no Instagram Stories, segue a gente lá @mb_treinamentos

Até mais,

Por Maicon Bosio, CEO MB Treinamentos

© 2016 - MB Treinamentos e Comércio Ltda - CNPJ 23.236.584/0001-02 - Av. Bepe Rosa, 3750 - Sala 103, Centro II / Brusque SC