Blog

Por: MB Treinamentos em 04/01/2020

Profissão: Auxiliar de Marketing Digital

E ai, tudo bem? Analisamos o mercado e criamos uma lista de habilidades esperadas na profissão de auxiliar de marketing digital.

Esta vaga está ou estará aberta nas empresas que pretendem manter atividades na internet. Seja como portfólio, branding, vendas on-line, cuidar das mídias sociais, ajudar no atendimento, criar postagens, enfim, dar um “help” para as empresas.

Não está muito claro, na maioria dos casos, exatamente o que é esperado por esses profissionais. E fica difícil se candidatar às vagas por não estar muito seguro com as habilidades necessárias ao cargo. E na maioria das vezes é mais simples do que parece (ou quase sempre)

Seria uma pena existirem as vagas no mercado, e não ter candidatos por falta de descrição completa das tarefas, não é mesmo? Em alguns casos, a empresa quer coisas mais pontuais como atendimento digital ou alguém que faça os designs para banners e posts.

Assim listamos as habilidades necessárias para você arrasar nas entrevistas ou prestar serviços para essas empresas.

Profissão Auxiliar de Marketing Digital

Auxiliar de marketing digital é quem vai ajudar nas formas de mostrar as marcas no ambiente digital.

É uma profissão onde o colaborador absorve muita experiência e novas informações. Lembrando que auxiliar não precisa exatamente ser expert nos assuntos, em geral ele vai ajudar o expert a executar tarefas mais simples.

Em muitos casos, é a pessoa que irá fazer os laços entre as marcas, agências de marketing/publicidade e prestadores de serviços.

Então você pode se especializar em uma das 5 habilidades exigidas pelo mercado, oferecer seu trabalho e aos poucos ampliar os conhecimentos em todas as outras áreas.

Estratégias Digitais

Antes de tudo precisamos explicar uma coisa, que faz parte da rotina, que é entender como é dividido os dois tipos de estratégia dentro do marketing digital, e há quem prefira se especializar mais em uma ou outra.

A estratégia orgânica, que é tudo o que a marca pode conseguir de forma free, com conteúdo próprio, postagens nas mídias sociais, textos em blogs, o site etc.

E a estratégia paga (ADS), que é quando pagamos ao Google ou a plataforma Facebook um valor para direcionar à comunicação. Possível de entregar os anúncios à pessoas que escolhemos por meio de geolocalização, idade, gênero e lista de interesses.

Tudo isso pode ser aplicado em diversos tipos de negócios, desde a lojinha de tudo por 2 reais à lojas virtuais das mais variadas.  Como também prestadores de serviços e autoridades em diversos segmentos.

Que habilidades são essas?

#1 Gestão de Mídias Sociais

#2 Atendimento Digital

#3 Design Gráfico

#4 Marketing com Google

#5 Textos publicitários (Copy Writing)

Aqui um pouquinho sobre cada uma delas:

Gestão de Mídias Sociais

Exige diversos conhecimentos:  criar planejamento para cada mídia social, fazer o planejamento editorial de postagem e frequência, conhecer todos os formatos disponíveis (foto, montagem, gif, boomerang, vídeo, artes, álbum, texto, links).

Além de saber extrair ao máximo as novas funções disponíveis, cuidar das métricas (saber medir o engajamento de cada post, realizar um aprendizado de melhoramento e aumento de posicionamento da marca on-line) e cuidar de anúncios patrocinados dentro das plataformas.

Aqui na MB, indicamos começar pelo principal, se especializar em Mídias Sociais com o curso de Mídias Sociais, depois aprofundar em Instagram com o curso de Instagram Marketing, aprender a criar e analisar anúncios com o curso de Anúncios Patrocinados e finalizar com aplicação de conhecimento em métricas com o curso de Análise de Métricas. E para quem está buscando aquelas dicas práticas sabe, um help pra tirar dos planos e aplicar nos posts, temos o curso de Oficina de Postagem, que é super indicado para produtos.

Atendimento Digital

É o setor que faz o atendimento de todos os clientes on-line, com regras de linguagem, respostas em posts e organização de follow-up. Conhecimento em WhatsApp, Direct, Messenger e em algumas empresas, excel. Você já conhece o curso de Atendimento Digital e Vendas?

Design Gráfico: Entendimento de design em softwares de ilustração como Adobe Illustrator e Adobe Photoshop. Eles são usados para criação de banners para sites, tratamento de imagem para posts e recortes de produtos, desenho de feed para mídias sociais, criação de capas para highlights/destaques, montagem de gifs e posts para todos os canais.

Da uma olhada no curso de Artes ara Mídias Sociais e WEB e no curso de Edição de Vídeos para Mídias Sociais.

Marketing com o Google

Conhecimento em Google Meu Negócio, Waze, Mapas, G-suit, Analytics e Google ADS. Vale dar uma conferida nos cursos de Marketing com o Google e o curso Google ADS aqui da MB.

Copy Writing

Habilidades em escrever textos para fins de publicidade ou outras formas de marketing. Podem ser textos para blogs, descrições de produtos para lojas virtuais, legendas para postagens, textos para anúncios patrocinados. Nosso curso de Blog e Marketing de Conteúdo e Google SEO podem te ajudar com isso.

Essa profissão exige dedicação e formação constante.  Buscando muito aprendizado. Quando aprendemos tudo, logo surgem novas ferramentas.

A prática te deixa mais confiante e mais antenado às necessidades das empresas. Com isso você pode ir avançando em seus conhecimentos de forma contínua e pontual.

Esperamos ter ajudado, e se gostou das nossas dicas, compartilhe.

Nós somos muito gratos.

Até logo,

Maicon Bosio.

MB Treinamentos e Comércio Ltda - CNPJ 23.236.584/0001-02 - Av. Bepe Rosa, 3750 - Sala 103, Centro II / Brusque SC - 88354-006