Blog

Por: MB Treinamentos em 04/11/2017

SEO: Como usar o Google para gerar mais negócios?

Oi, tudo bem?

 

Vamos conversar sobre SEO?

 

A internet era um lugar muito diferente quando o Google foi lançado em 1998. Antes dele, pesquisar na internet era muito parecido com pesquisar em uma lista telefônica, a organização dos itens era por critérios tão improdutivos quanto a ordem alfabética. Encontrar o que você procura dependia muito mais de você saber exatamente o que procura em primeiro lugar. Se você precisa de uma contabilidade, bastava dirigir-se à letra C e olhar toda a variedade de contadores esperando entre uma letra e outra.

 

Mas a quantidade de páginas que a internet abriga torna esse processo extremamente ineficaz. Como diferenciar uma contabilidade de Brusque de outra no Mato Grosso? Isso sem falar nas empresas ultra especializadas (como contabilidades exclusivas para mulheres microempreendedoras, por exemplo) ou quando você pesquisa por outros assuntos como “dúvidas sobre imposto de renda”.

 

A genialidade do Google se esconde em um conceito simples. As pessoas esperam encontrar informações relevantes para elas quando fazem uma busca. Se você é um microempresário que coloca o termo “contabilidade” no Google, você espera encontrar uma empresa que possa te atender. Diferentemente de um jovem que busca emprego em uma contabilidade ou alguém que procura saber o que uma contabilidade faz.

 

O Google – e outros buscadores atuais – usam uma espécie de checklist gigantesco para considerar o que é e o que não é relevante para a pessoa naqueles microssegundos que antecedem a apresentação dos resultados de busca. A esse “checklist” chamamos de algoritmo do Google e é ele que determina se o site de sua empresa aparece em primeiro lugar no Google ou se aparece só lá pela 5ª página de resultados.

 

Pesquisa no Google com os termos "o que é SEO"

 

O impacto da busca no seu negócio

 

Um terço de todas as pessoas que pesquisam no Google entram apenas no primeiro resultado. Menos de 9% passam para a segunda página. Esses números são poderosos. Eles indicam que, não importa que tipo de serviço ou produto você comercializa, se sua empresa consegue aparecer nos primeiros resultados do Google, você tem uma vantagem de negócio significativa frente aos seus concorrentes.

 

Melhorar sua posição no Google também significa mais visitas. Para um e-commerce, aumentar o número de visitas mantendo uma boa taxa de conversão significa em um aumento substancial de vendas.

 

Não é à toa que muito da verba de marketing costuma ser destinado para o Google AdWords ou para o Facebook Ads. Essas ferramentas pagas permitem que você dê visibilidade para seu site e gere mais visitas.

 

Mas a verdade é que você não precisa pagar nada para aparecer melhor no Google. Existe uma técnica primordial entre os profissionais de marketing digital que é chamada de otimização para mecanismos de buscas, ou SEO na sigla em inglês.

 

O SEO e o segredo para ficar bem no Google

 

É importante notar que SEO não é uma ferramenta ou uma fórmula. Ele é um jeito de pensar seu conteúdo para que buscadores como o Google possam entender adequadamente sobre o que é o seu site e a quem ele interessa.

 

Por exemplo, se você vende móveis planejados para a região de Blumenau, o SEO vai te ajudar a deixar claro para que o Google entenda que seu site é relevante para pessoas que querem comprar móveis planejados em Blumenau e região. Assim, se as pessoas pesquisarem por “comprar móveis planejados em Blumenau”, seu site deve aparecer bem.

 

Um bom planejamento de SEO consiste em organizar o conteúdo de seu site, deixar ele fácil de navegar e de localizar informações necessárias, oferecer uma boa experiência e garantir que o que seu site apresenta é algo útil e relevante. Mas além disso, também há questões técnicas como desempenho do site, bom uso de marcações HTML e a forma com que o conteúdo é escrito e formatado. Outro fator de SEO muito importante é a quantidade de outros sites que fazer referência para o seu. Essas referências são chamadas de backlinks e estão diretamente relacionadas à qualidade de seu conteúdo.

 

Em resumo, SEO é um jeito de pensar persas de suas estratégias, seja na hora de produzir um texto para o blog, ou para quando você cadastrar seus produtos na loja virtual. Todo profissional que trabalha com conteúdo, marketing ou desenvolvimento de sites precisa levar o SEO em consideração para obter bons resultados sem ter que apelar para recursos pagos como AdWords ou outras mídias.

 

Por Wiliam Koester, professor da MB Treinamentos

 

Aprenda as melhores práticas de SEO para seu negócio. Clique aqui para saber mais.

© 2016 - MB Treinamentos e Comércio Ltda - CNPJ 23.236.584/0001-02 - Av. Bepe Rosa, 3750 - Sala 103, Centro II / Brusque SC