Blog

Por: MB Treinamentos em 11/15/2017

Tipografia: 4 sites para você baixar fontes e um bônus

Desde que aprendemos a mexer no computador, nós nos acostumamos a fuçar e se aventurar entre as inúmeras opções de fontes do Word. Quem aí nunca trocou a Arial pela Times New Roman para dar um ar mais elegante para o texto? Ou então fez aquela apresentação de slides para a escola com a Comic Sans? O conjunto estético de letras – o visual delas, seus detalhes – são chamados de tipografias. E ela é um dos componentes de um bom design.

 

Microsoft Word com o menu de seleção de fontes aberto Esse próprio texto foi escrito usando a Calibri como fonte. Na internet ele fica com a PT Sans.

Quando a gente vê um material gráfico com uma péssima escolha tipográfica, é inevitável não se sentir incomodado. E muitas vezes nem sabemos por quê! É importante notar que cada tipografia tem características próprias como o uso ou não de serifa, diferenças entre pesos, ou até mesmo a presença de acentuação (é tão triste quando tentamos colocar um acento agudo em uma vogal e a fonte não aceita).

 

Diferença entre tipografias com e sem serifa

 

É importante notar que cada uma dessas características pode gerar um efeito diferente no material que você está criando. Por exemplo, fontes com serifa costumam ter ares mais clássicos e formais ou fontes mais “grossas” podem deixar seu design mais pesado.

 

Por fim, a palavra “fontes” diz respeito aos arquivos de computador que usamos para escolher nossa tipografia. Sempre que você quer mudar a aparência do seu material trocando as letras, você está selecionando uma fonte diferente.

 

Para ajudar você a escolher boas tipografias e fontes, nós organizamos uma lista de bancos de fontes gratuitos. Navegue à vontade e aproveite!

 

1) DaFont

DaFont

Esse banco conta com fontes de diversos tipos bastante específicos, o que é ótimo para materiais temáticos! Quer uma fonte de terror, medieval ou de natal? No DaFont você encontra.

 

2) Font Squirrel

Font Squirrel

No Font Squirrel você navega fácil por diferentes tipos de fontes excelentes com filtros por categorias, características e até línguas suportadas.

 

3) 1001 Fonts

1001 Fonts

Esse site conta com um acervo bastante grande de fontes, ótimo para quem procura quantidade.

 

4) Google Fonts

Google Fonts

O próprio Google disponibiliza um acervo de fontes gratuitas para você usar. O mais legal do Google Fonts é que todas as fontes aqui são 100% compatíveis com designs para web, então se você precisa fazer um site ou um material que será programado para a internet, o Google Fonts é um lugar seguro.

 

Bônus

 

What the Font!

Se você também sofre para descobrir qual a fonte usada em um determinado material, existe uma ferramenta muito útil para você. O site WhatTheFont! permite que você envie uma imagem com o texto a ser analisado e ele te dá uma série de opções de fontes se não idênticas, bastante similares. Vale a pena testar!

 

Salve esses sites úteis e compartilhe com a gente se você tiver mais alguma ferramenta que você use no dia-a-dia!

 

Por Wiliam Koester, professor da MB Treinamentos

 
Conheça nossos cursos de design

© 2016 - MB Treinamentos e Comércio Ltda - CNPJ 23.236.584/0001-02 - Av. Bepe Rosa, 3750 - Sala 103, Centro II / Brusque SC